Home A Escola Filososfia e Metodologia
Proposta Pedagógica

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária da Educação Infantil.

A aprendizagem é fundamentada numa proposta sócio-construtivista de ensino, tendo o brincar como eixo principal para o desenvolvimento das atividades, pois a brincadeira favorece a criança em todos os aspectos, quer seja emocional, psicomotor, perceptivo ou cognitivo.
Os momentos compartilhados durante a rotina passam a ser significativos para as crianças, que envolvidas nas suas atividades diárias, (hora de chegar, hora das refeições, hora da história, hora de cantar, hora de brincar, hora de jogar, hora da atenção, hora de esperar, hora de dormir, hora da música, hora da leitura,  hora de acordar, hora de partir) interagem e experimentam diversas situações importantes para seu desenvolvimento.
A alfabetização é um processo gradativo que reúne diferentes conquistas a partir de experiências e na aquisição de diferentes aprendizagens.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.